top of page
Buscar
  • Foto do escritorProdep

Sobre o Projeto Democracia Participativa



O Projeto Democracia Participativa (Prodep) é um núcleo de ensino, pesquisa e extensão vinculado ao Departamento de Ciência Política (DCP) da Universidade Federal de Minas Gerais. Criado em 2002, o núcleo é coordenado pelo professor Leonardo Avritzer e suas áreas de pesquisa têm se concentrado nos temas relacionados à Democracia Participativa e Instituições Participativas, Inovações Democráticas, Gestão Participativa, Movimentos Sociais, Participação e Internet.

O Prodep também desenvolveu, ao longo dos anos, uma estreita relação entre ensino, pesquisa e extensão, assegurando o compromisso com público externo à Universidade. O grupo possui uma vasta experiência na elaboração e organização de cursos de especialização, aperfeiçoamento e atualização nas modalidades semi-presencial e integralmente à distância. Dentre os cursos organizados, destacam-se, além dos cursos oferecidos para prefeituras da região metropolitana de Belo Horizonte, o Curso de Atualização em Controle Social da Saúde, atividade integralmente à distância voltada para o fortalecimento do controle social do Sistema Único de Saúde.   

O grande destaque, no entanto, é o Curso de Especialização em Democracia Participativa, República e Movimentos Sociais. Três edições foram ofertadas ao público interessado entre os anos 2008 e 2015: a primeira em parceria com a Ong Cáritas Brasileira, e as demais em parceria com a Secretaria Geral da Presidência da República, certificando mais de 400 agentes governamentais, conselheiros, ativistas da sociedade civil e pesquisadores em todas as regiões do país. Na modalidade de Atualização, em que os alunos optam por participar de disciplinas individuais livres, o Prodep já certificou mais de 1000 pessoas em todo o Brasil, configurando-se como uma iniciativa de sucesso no âmbito dos programas de extensão da Universidade Federal de Minas Gerais. 

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page